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Artigos e Notícias

Importância do Planejamento Estratégico

O instrumento serve para subsidiar no desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que propiciará maior assertividade na condução da atividade empresarial.

O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor.

Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:

  • Onde estamos?

  • Para onde queremos ir?

  • Como chegar lá?

 

Para tanto, faz-se necessário seguir uma linha de orientação do trabalho. Nesta publicação, conheça o que fazer em cada etapa do planejamento: 

  • Análise do cenário

  • Definição de objetivos

  • Definição de estratégias.

  • Elaboração de um programa de ações.

Ailton Campos - da ODT (jan/2017)

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6 vantagens em investir nos treinamentos para a sua equipe

Existem inúmeras razões para que as empresas invistam em treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. O mais conhecido deles talvez seja a qualidade do serviço conseguida através de conhecimento, melhorias de habilidades, etc. Mas também existem os fatores intrínsecos, como a motivação, o bem-estar do funcionário que passa a realizar suas atividades com mais técnica e disposição.

 

Pensando nisso, listamos seis benefícios que o investimento em treinamentos da sua equipe pode trazer para sua equipe. Veja:

1 – Melhorias na produtividade

Colaboradores bem treinados em suas funções geralmente conseguem produzir mais e de uma forma melhor (fazem mais, com mais qualidade, em menos tempo). Com mais confiança para realizar o seu trabalho diário, as pessoas tendem a realizá-lo com uma qualidade superior àquela que faziam quando ainda tinham dúvidas ou não estavam totalmente seguras.

2 – Aumento da eficiência dos processos

Os processos, ou seja, o conjunto de atividades que uma equipe faz diariamente, precisam ser sempre revisitados e ajustados conforme o planejamento da empresa, os equipamentos e tecnologias disponíveis etc. Quando as empresas recebem treinamentos e desenvolvem suas capacidades de fazer sempre melhor, elas também tendem a contribuir para a melhoria dos processos.

Isso resulta em melhor produtividade, mais qualidade, mais rapidez, etc.

3 – Mais engajamento

Ao treinar seus colaboradores, a empresa está indiretamente convidando-os a se engajar nos objetivos. Ela está dizendo “queremos que você esteja preparado para que, juntos, cheguemos lá”. E não tem nada mais poderoso do que uma equipe motivada, lutando por objetivos comuns! Ao saber exatamente o que cada um deve fazer para que seu trabalho contribua com um objetivo maior, as pessoas sentem-se animadas a produzir mais e melhor!

4 – Motivação

Quando são treinados, os colaboradores adquirem novas habilidades, aumentando a sua contribuição para o negócio e também melhorando sua autoestima. Os treinamentos podem levá-los a outras posições dentro da organização – posições com melhores perspectivas e/ou melhores salários.As pessoas se sentem valorizadas, incentivadas a fazer tarefas novas e diferentes.

5 – Mais inovação

Inovar é criar soluções novas para problemas velhos. Uma empresa que não desenvolve seus funcionários, não investe em treinamentos e não os encoraja à melhoria contínua, tende a ser conservadora. O ambiente inovador precisa ser proporcionado pela empresa, a direção e as lideranças precisam mostrar que há interesse em inovação de processos, produtos e serviços.

6 – Melhoria na imagem de empregadora

Com a escassez de mão de obra qualificada, especialmente em alguns segmentos do mercado, a atração de talentos passa a ser um desafio para as empresas. Assim, entra nos esforços de comunicação e relações públicas a construção de uma marca empregadora – uma imagem de uma boa empresa para se trabalhar.

O investimento em treinamento de desenvolvimento tem uma contribuição muito grande neste objetivo. Afinal, as pessoas querem trabalhar numa empresa que investe no desenvolvimento de seus funcionários!

Como estão os investimentos da sua empresa em treinamentos aos colaboradores? Quer conversar mais sobre isso? Entre em contato conosco.

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